Segundo Datafolha, Marina Silva ganharia eleições de 2018

Com o atual panorama político brasileiro, a construção de uma figura que pudesse salvar a política de um caos geral manifesta-se como um elemento de esperança ao país. Com a imagem do PT desgastada e a de um PSDB que não apresenta muita confiança, alguns nomes são levantados de forma esporádica, e até em melhores números do que conhecidos nomes como Aécio Neves e Lula. Segundo Datafolha, Marina Silva ganharia as eleições de 2018 se elas fossem realizadas hoje.

Marina Silva estaria a frente dos outros candidatos com maiores intenções de voto, Aécio Neves e Lula

Marina Silva estaria a frente dos outros candidatos com maiores intenções de voto, Aécio Neves e Lula

O Instituto de pesquisas realizou pesquisa sobre as intenções de voto para presidência da república nos dias 17 e 18 de março e constatou que há três nomes mais cotados pelos eleitores para um possível mandato em 2018: Marina Silva, Lula e Aécio Neves. Considerando a margem de erro, os três estariam empatados em uma possível disputa presidencial, mas Marina ainda sim levaria pequena vantagem em relação aos outros candidatos. Ela teria 21% das intenções de voto, enquanto Aécio ficaria em 2º lugar, com 21% e Lula, com 17%, ficaria em terceiro.

Aécio Neves apresentou queda nos últimos meses em suas intenções de voto para 2018

Aécio Neves apresentou queda nos últimos meses em suas intenções de voto para 2018

No caso do candidato do PSDB ser outro, com nomes como Geraldo Alckmin ou José Serra, Lula ficaria em 2º lugar, revelando sua força política mesmo com os inúmeros problemas nos quais se envolveu na justiça e com a Operação Lava Jato. Ainda sim, Lula perdeu alguns pontos em relação a pesquisas anteriores, assim como aconteceu com Aécio Neves. No caso do político mineiro, a negativa pode ser justificada pelo caso do envolvimento na delação de Delcídio Amaral, sobre o caso de Furnas. Para se ter uma ideia, Aécio chegou a ter 27% das intenções de voto no final do ano passado.

A necessidade de uma mudança no panorama político orienta uma melhora nos rumos brasileiros

A necessidade de uma mudança no panorama político orienta uma melhora nos rumos brasileiros

O que ocorre no cenário político nacional é uma tentativa – ao menos neste momento – de tentar fugir da estranha e infeliz dicotomia entre PSDB  e PT. Com isso, alguns nomes menos badalados e que apresentem uma tentativa de mudança podem alcançar números melhores, já que se tornam uma via de “salvação” para o voto do eleitor, o qual não está nada satisfeito com as referências indicadas para comandar o país. Uma nova opção, como pode aparecer em um futuro próximo, também pode sacudir as bases da política brasileira.

As eleições são a forma para a possibilidade de mudança dos representantes do país

As eleições são a forma para a possibilidade de mudança dos representantes do país

É um pouco cedo para afirmar quem hoje ganharia as eleições, visto que há ainda mais de dois anos para tal, e muita coisa pode acontecer. Mas as pesquisas indicam algo que pode trazer mais conforto, que é a tentativa de encontrar um melhor caminho para o Brasil. Marina, com um projeto de governo ainda um pouco difuso, talvez não seja a melhor opção, mas um amadurecimento da ideia de renovação política pode revelar bons frutos para o Brasil. Seja com Marina ou com outro candidato que possa vir a aparecer, é esperado que realize um bom governo, seja em 2018, seja em qualquer ano de eleição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *