Por que a política enfrenta tanta corrupção? Part I

Todos os dias vemos nos noticiários os mais variados casos de corrupção na politica brasileira. E isto ocorre desde que a politica existe e parece não rumar para o fim. Mas afinal de contas por que a política enfrenta tantos casos de corrupção?

política 1

A política cria a impressão de ser um meio completamente desonesto e corrupto. Muitas das vezes não se por perceber qual é a verdadeira função da política no mundo. A única atividade que os políticos parecem se empenhar e nas fraudes para benefício próprio com desvios de recursos multi milionários. Para onde este dinheiro vai ninguém sabe ao certo.

política 2

O que torna o cenário politico um meio exclusivo de roubos e fraudes? É uma das perguntas mais feitas pelos cidadãos indignados com a corrupção do setor politico do pais. Más resposta que é bom ninguém tem. Na visão popular a politica é apenas um meio de se roubar legalizado, essa é a verdadeira face que podemos observar da política. São muitos os desvios de dinheiro deixando setores completamente falidos e quem sempre é prejudicado com isso é a população do país. Mas por que isso ainda acontece mesmo com tantas denuncias de corrupção envolvendo muitos dos políticos?

política 3

A impunidade parece ser a única resposta plausível. A final de contas quem investiga as denuncias de corrupção? O principais investigadores são o ministério público e a policia federal. Mas como são compostos estes dois setores? O Ministério Público é um órgão que não faz parte de nenhum dos três poderes públicos e possui a autonomia na estrutura do Estado é composto por procuradores da república e procuradores e promotores de justiça. Este órgão é responsável pela fiscalização das leis e a defesa do patrimônio nacional. Cabe a ele indicar e investigar qualquer político que esteja envolvido a escândalos de corrupção. Entretanto não é o que vemos na prática, porque a corrupção está aí e nunca acaba.

política 4

A policia federal por sua vez, recebe a denuncia do ministério público e inicia a sua investigação. Que poucas vezes trás resultados satisfatórios para os mais variados casos de corrupção do país. Com dois imensos e bem financiados Órgãos de mantenimento da lei o que é de se esperar é que os casos de corrupção não existissem ou pelo menos fossem casos isolados. Porém o que vemos não são casos isolados e sim demasiados. Todos os dias temos que nos deparar com casos e mais casos de corrupção nos noticiários, Ainda assim, certamente os noticiários não sabem de todos os casos de corrupção ativos. O que nos indica que a situação é ainda pior que a mostrada pela mídia.

No meio de tantos problemas relacionados a corrupção e de casos de políticos sendo investigado tanto pelo MP como também pela PF, não se vê punições reais acontecerem. Aliás, no máximo que se vê são afastamentos de cargos que os mesmos continuam recebendo seus respectivos salários e benefícios do cargo. A lei para os políticos parece ser diferente da lei aplicada aos cidadão. Acompanhe mais no próximo post.

1 comment for “Por que a política enfrenta tanta corrupção? Part I

  1. 21/05/2016 at 8:16 am

    Vão ter q construir cadeias só pra prender políticos de tanto q tem. Corruptos, super faturamento, falcatruas, e etc… Reforma política será melhor ou não ficará nenhum solto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *