Polarização política no Brasil só causa danos ao país

Atualmente, o país está em uma crise política sem rumo e isso não é novidade para nenhum habitante do Brasil. Mais do que isso, criou-se no país uma verdadeira guerra contra o PT e Lula. O prosseguimento das investigações da Operação Lava Jato e a correlação com o ex-presidente Lula foram o fio que faltava para algo que já vinha acontecendo desde as eleições de 2014: uma polarização política no Brasil, a qual só causa danos ao país.

Eleições de 2014 foram a partida inicial para uma guerra ideológica

Eleições de 2014 foram a partida inicial para uma guerra ideológica

Desde o último período eleitoral brasileiro, em 2014, o país divide-se em dois lados: um lado “amarelo” e outro “vermelho”. É uma verdadeira guerra ideológica de pensamentos e acusações traçada de um lado para outro. Com o resultado das urnas, parece que os confrontos entre simpatizantes ao PT e ao PSDB só se tornaram piores e cada vez mais radicais. Entre uma e outra notícia dos principais meios de comunicação brasileiros, aparece um conflito entre civis por causa de política. Hoje, até conversar sobre as determinações que não tem tanto a ver com a política pode causar inimigos.

A discordância entre opiniões banha até aqueles que querem ficar isentos de discussões políticas

A discordância entre opiniões banha até aqueles que querem ficar isentos de discussões políticas

O fato é que hoje você pode ser julgado por todos os lados. Todos viraram advogados de acusação na questão política brasileira. Se apresenta sua opinião a favor da presidente, te chamarão de “aliado da corrupção”, “petralha” e será hostilizado. Se for contra a presidente, será chamado de “coxinha”, “golpista” e será hostilizado. Se você não quiser se envolver com a política e ficar na sua, trabalhando ou estudando sem se importar com isso, será denominado de “inútil” ou até levar um soco, como aconteceu com um homem em uma manifestação nesta última semana, em seu próprio carro.

As agressões físicas por causa de partidos políticos e seus membros já são conhecidas pelo Brasil

As agressões físicas por causa de partidos políticos e seus membros já são conhecidas pelo Brasil

Com o andar das investigações a respeito do ex-presidente e as últimas notícias da admissão (ou não) de Lula como Ministro da Casa Civil, o nível de hostilidade entre os grupos chegou a um patamar jamais visto. Se as armas fossem permitidas no nosso país, com certeza já teríamos casos de luta armada entre manifestantes de grupo A ou grupo B da política. Enquanto isso, os políticos estão só observando os movimentos para conseguirem seus benefícios próprios e a população que fique “entregue às baratas”. Não foi diferente há algum tempo, e não será agora que isso mudará.

Os problemas brasileiros só serão solucionados com mudanças em diversos âmbitos, principalmente na cultura brasileira

Os problemas brasileiros só serão solucionados com mudanças em diversos âmbitos, principalmente na cultura brasileira

A concretização de uma política saudável em um país como o nosso poderia ser observada se os seus habitantes passassem a ter uma opinião mais crítica daquilo que possuem no meio político e na informação a que eles chegam. Além disso, de saber respeitar a opinião do outro, fato que dificilmente é percebido no país. A polarização política, infelizmente, submete os interesses coletivos bem abaixo de onde eles deveriam estar. Enquanto não haver a presença de uma unidade de pensamento – não de partido A ou B – e uma mudança na cultura do país, dificilmente poderemos chegar a um resultado positivo para todas as regiões brasileiras. Se hoje o que temos é uma guerra ideológica entre aqueles contra e favor de um só partido, o resultado disso é que a reforma política não deve ser executada, mas sim uma intensa revolução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *