O que o Brasil precisa para ter uma economia saudável?

Muitos especialistas e empresários falam que o Brasil é um país com grande potencial econômico. Um país dotado de grandes recursos naturais, capaz de exportar alimentos para o mundo inteiro. Há quem diga que a China é a fábrica do mundo, a Índia o escritório e o Brasil a cozinha, tamanha é a sua capacidade produtiva de alimentos.franquia-de-alimentação-saudável2-e1436278999391

O que chama a atenção é que toda vez que se fala da grande capacidade econômica do nosso país só se fala em mercado de commodities (Para quem não sabe, commodities são mercadorias fundamentais para o mundo que vão de alimentos até minério), mas quase nunca se fala em mercado de tecnologia, ciência, artes, industria e muitos outros que podem ser tão produtivos ou mais do que as commodities.

Aliás, foi por confiar demais no lucro das commodities que o Governo Federal colocou o nosso país nessa recessão desgraçada que estamos vivenciando na atual conjuntura. Era com essa grana que o governo Dilma vinha mantendo as inúmeras bolsas que o governo distribui Brasil a fora. Com a recessão, as commodities caíram e com elas caímos todos nós, pois o governo se viu sem dinheiro para investimentos públicos e para manter suas bolsas assistencialistas.

images (3)

Não sou contra os programas sociais como a Bolsa família, visto que entendo a importância que eles têm na diminuição das desigualdades sociais que é gritante no Brasil.

Entretanto, esses programas não podem funcionar como políticas públicas definitivas como vem acontecendo, pois assim estaremos tirando do cidadão brasileiro a sua capacidade de produzir riqueza para manter a roda da economia do Brasil girando e sempre aquecida. Se um filho mimado tem tudo o que quer, não fará o mínimo esforço para ser independente por saber que sempre haverá os pais por traz para segurar a sua barra. Essas políticas de bolsa isso, bolsa aquilo devem ser temporárias, enquanto o poder público busca meios de gerar empregos para que o cidadão tenha o seu próprio sustento.

economia-alemanha2

No dia em que tivermos políticas públicas para fazer o brasileiro ser próspero, certamente teremos um país com bem menos desigualdades sociais e com uma economia sólida e competente o suficiente para se manter em constante desenvolvimento.

Mas enquanto tivermos um governo que só sabe criar bolha econômica, e distribuir bolsas assistenciais, gastar mais do que arrecada e for corrupto, infelizmente o Brasil será uma eterna promessa de pais do futuro.

Precisamos de um governo completamente focado no interesse comum e não num governo oportunista, clientelista e corrupto. Mas para isso mudar você sabe muito bem o que deve ser feito, pois já falei tanto isso aqui, que já virou um mantra: Aprenda a votar! Não seja um cretino que só sabe reclamar, mas na hora de votar, escolhe as piores pessoas para lhe representar na administração pública da sua cidade. Se você escolheu um candidato e ele deixou a desejar, o tire do poder nas próximas eleições com o seu voto. Se o candidato que você escolheu for outro incompetente corrupto, faça a mesma coisa! Se for preciso tirar um e colocar o outro a cada mandato, faça isso! Você vai perceber que com o tempo muita gente vai começar a pensar duas vezes antes de entrar na política.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *