O que é democracia? E por que ela é tão importante?

O que é democracia? E por que ela é tão importante?

O Brasil viveu por 20 anos um dos piores períodos de sua história. A ditadura militar. Em 1964 os militares tomaram o poder a força com o apoio da sociedade, empresários e juristas, pois temiam as idéias comunistas do Presidente João Goulart. Era para os militares fazerem um governo de transição até que um novo Presidente da Republica fosse eleito, mas não foi o que aconteceu, pois os eles se apoderaram da nossa republica por 20 anos.ditadura militar

Durante a ditadura militar, conhecido como os anos de chumbo, todo àquele que eram contrários aos militares eram torturados e mortos. Isso valia tanto para cidadãos comuns como para jornais, emissoras de TV, rádios e artistas em geral. Todo material voltado para a arte como música, jornais, novelas e filmes tinham que passar pelo crivo dos militares.

A ditadura é algo deletério para qualquer sociedade, pois limita a liberdade de expressão, o direito de se indignar com uma situação injustiça e priva a sociedade como um todo de saber a verdade dos fatos de grande relevância social.

É melhor o barulho da democracia do que o silêncio daqueles que são amordaçados pelos que estão no poder, pois não aceitam o contraditório em seu regime autoritário.

democracia

Por outro lado, a democracia faz com que a sociedade possa evoluir pelo conflito de idéias, pela troca de informações, pelo culto a arte em todas suas formas mais variadas.

A democracia é o ingrediente fundamental para que a imprensa de um país seja eficaz, pois imprensa que se preze deve ser livre para mostrar ao seu povo os vários lados que tem uma situação para que cada um possa munido dessas informações assumir o seu posicionamento.

Seria impossível, por exemplo, num país ante-democrático, uma investigação da dimensão da Operação Lava Jato, que vem mostrando para a toda sociedade brasileira um esquema gigantesco e isquêmico de corrupção que já é considerado o maior roubo da história da humanidade. Seria impossível num país sem democracia, usar as redes sociais para manifestar a nossa indignação contra o governo Dilma, contra Lula e o PT.

imprensa livre

Países dominados por regimes de governo ditatoriais, geralmente tem economia em recessão, população sem acesso a cultura, miséria, violência, fatores esses que podem ser tidos como os efeitos colaterais de uma sociedade que tem o seu direito de ir e vir tolhido em todos os sentidos. Um triste exemplo nesse sentido é Cuba, que por conta da ditadura comunista de Fidel Castro, parou no tempo, seja em termos de progresso econômico e social, seja na cultura em geral e na liberdade de expressão.

Outro triste exemplo de como a falta de democracia pode ser nociva para um país é a Venezuela, que vive uma absurda crise de desabastecimento de alimentos, remédios, prisão de gente contrária ao governo e perseguição a imprensa e a televisão.

Não podemos aceitar isso, pois é a democracia que enriquece um país, seja do ponto de vista social, econômico e cultural. Entretanto, não podemos confundir jamais democracia com anarquia, baderna e vandalismo, visto que isso é um desrespeito total a ordem jurídica e porque não dizer a democracia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *