O legado da Copa de 2014 em ruínas.

Lá pelos idos de 2007 quando foi anunciado que o Brasil sediaria a Copa do Mundo de 2014, todos imaginavam que um evento dessa magnitude deixaria para o Brasil um legado sem precedentes. Estádios, VLTS (veículo leve sobre trilhos), monotrilhos, viadutos, corredores de ônibus e muitas outras obras que deveriam estar funcionando desde 2014, simplesmente estão abandonadas com o mato tomando conta. Os locais também viraram criadouros dos mosquitos da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, acúmulo de lixo e refúgio para usuários de drogas.46dff80c4a0e9f52fed32608f1845822

Os principais prejudicados nessa história toda como sempre é a população, visto que nessas regiões onde estão essas obras, uma gama muito grande pessoas teria muito mais mobilidade urbana, qualidade e vida muitos outros benefícios para trabalhadores, idosos e estudantes.

A Copa do Mundo foi a chance que o Brasil teve de mostrar para o mundo que poderia dar certo, haja vista que durante os 30 dias daquele Junho de 2014, vivenciamos um Brasil que não é nem de longe o Brasil do nosso cotidiano. Refiro-me ao Brasil de poder público atuante, que marca presença na vida da população; Do poder público capaz de manter a ordem e a segurança para recepcionar como ninguém os turistas do mundo inteiro, que saíram daqui encantados com tanta hospitalidade e dedicação do nosso povo. Pena que tudo não passou de um “sonho lindo que se foi” como diz o Rei Roberto Carlos em uma linda canção, cujo nome é esse pequeno verso.

trens-do-vlt-de-cuiaba-estao-na-cidade-mas-so-funcionarao-totalmente-em-2016-1411675963362_615x300

Caso tivéssemos aproveitado a visibilidade que o Brasil teve nesse período pré copa, teríamos atraído empresas maravilhosas para se estabelecer aqui; Teríamos fortalecido o cinema nacional, que mata um leão a cada dia para produzir filmes descentes nesse país; Poderíamos ter adentrado mercados de trabalho com imenso valor agregado como o seguimento de ciência, tecnologia e de entretenimento, que geraria muitas divisas e consequentemente muitos empregos. Deixaríamos de ser basicamente um grande produtor de comida para o mundo. Mas infelizmente foi um desastre!

Ficamos na vitrine do mundo e se nossos políticos tivessem aproveitado os sete anos que tivemos para colocar o Brasil em ordem até a Copa, certamente nossa economia estaria numa situação muito mais favorável. Mas ocorreu o contrário; Nossos políticos nos fizeram passar uma verdadeira vergonha diante do mundo, que viu a forma suja, precária e desastrosa de como se faz política no Brasil. Mostrou para o mundo que as autoridades brasileiras não são confiáveis e que investir aqui é o mesmo que alçar um voo no escuro.

vltriobranco9311

O mais absurdo nisso tudo é ver que a história se repete com os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio Janeiro. Enquanto o governo só se preocupa com os preparativos para esse grande evento, a saúde pública agoniza, a violência urbana aumenta, salários de funcionários públicos atrasados e os caos do transporte público sucateado tomam conta da cidade que um dia recebeu o título de “cidade maravilhosa”. Só se for calamitosa! Uma pena e uma maldade muito grande o que estão fazendo com o Rio de Janeiro.

Povo brasileiro, por favor, acorde antes que seja tarde demais e vamos dar um basta em toda essa roubalheira e sujeira política, se quisermos dar um jeito no nosso lindo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *