O impechment mudou algo na vida e no dia a dia do Brasileiro?

O processo de impechment, entra em sua reta final neste mês de agosto, já foi aprovado pela comissão especial de impechment do Senado o parecer que recomenda a cassação da presidente afastada Dilma Russef por 14 votos a favor do relatório contra 5 votos contra o relatório. Desde maio de 2015 quando o Senado aprovou a admissibilidade do processo e afastou a presidente, quem assumiu o comando do Brasil foi o então vice-presidente Michel Temer.

Processo de impechment

Como começou está história?

Mas, a grande pergunta que não quer calar: será que mudou algo para o dia a dia e a vida dos Brasileiros nestes 4 meses de comando do agora presidente interino Michel Temer?

O que aconteceu após o afastamento da Dilma Russef?

Quando as manifestações começaram em dezembro de 2013,  a intenção destes  movimentos apolíticos não era conhecida, apenas após o mês de março de 2015 que se foi possível ver que a intenção destes movimentos era pedir o Impechement da então presidente da república Dilma Russef. Em pouco mais de um ano então o Senado decidi afastar a presidente provisoriamente.

Mudanças prometidas pelo governo

O que este governo trouxe de diferente?

Com isso entrou o vice-presidente Michel Temer, que assumiu mantendo as politicas e programas sociais como o Bolsa Família e inclusive autorizou um reajuste de 12% recentemente, bem maior do que os 5% prometidos pela presidente Dilma, Prouni, Pronatec e outros programas sociais foram mantidos, como haverá prometido deste de o inicio deste processo de impechment.

Além disso, o presidente em exercício  enviou a proposta de um pacote de medidas e fez ajustes no quadro de ministérios para tentar controlar  crise econômica que se instalou e se agravou e foi o principal estopim das manifestações de março de 2015 em diante.

Governo Michel Temer

Qual o impacto do governo Michel Temer?

Qual o impacto desta mudança de governo para a grande população?

A mudança de governo eclodida pelo processo de impechment, trouxe uma grande expectativa para o mercado financeiro, grandes empresas e grandes investidores, isso ajudou na melhoria de alguns resultados como inflação e vendas, porém as medidas que foram anunciadas ainda dependem da finalização por parte do Senado do processo de julgamento da presidente afastada e da aprovação do Congresso Nacional.

Caso estas medidas não surtirem o efeito desejado pelo agora ministro da fazendo Henrique Meirelles e sua equipe economia, irá ser preciso tomar medidas amargas como por exemplo o aumento de impostos o que vai aumentar a taxa de desemprego e uma inflação que já estão altas, porém a médio prazo isto é em 2017 é previsto a retomada gradativa do crescimento econômico do Brasil.

Impacto da mudança de governo

O que a mudança de governo impactou?

No campo social, praticamente não houve nenhuma mudança de forma significativa apenas este ajuste do Bolsa Família e nenhuma novidade grandiosa neste sentido porém a reforma trabalhista proposta pelo governo, bem como a previdenciária vai ser o foco nos próximos meses deste governo interino, que tende a ficar no poder.

E para mim como o processo de impechement me impactou diretamente?

O desemprego que  é o grande problema para a grande maioria dos brasileiros continua em alta e os resultados mínimos, que se teve com a troca de governo foram praticamente anulados nestes dois últimos meses com um cenário de inflação alta e uma alta taxa de juros, trazendo nenhum tipo de melhoria a curto prazo, ou seja, até o final do ano.

Primeiros meses de governo do Michel Temer

Como está os primeiros meses de governo?

Como existe um cenário politico instável, então basicamente a troca deste governo não trouxe nenhuma mudança para a grande maioria dos brasileiros e brasileiras, que ainda tendem  sofrer com o desemprego que está crescendo de forma exponencial nestes meses de indefinição da situação poicita do Brasil no período de pós-impechement.

Assim se pode dizer que este governo ainda não se mostrou eficiente o suficiente para dar uma resposta que esteja a altura do que representa a grandeza das manifestações politicas que ocorreram e que  fizeram com que o processo de impechemnt se inicia-se de maneira mais eficiente, onde temos um governo que se porta como sendo uma mera extensão do governo petista.

Michel temer X Dilma Russef

Será que trocamos 6 por meia dúzia com o processo de impechment?

Aparentemente ao que tudo indica sim, foi trocado seis por meia duzia ao tirar a Dilma e colocar o Michel Temer, pois praticamente o que se tem mostrado ao longo destes 4 meses que o governo de Michel Temer, será nada mais do que uma  ampliação do que foi o governo Dilma claro que com uma situação politica mais definida com o fim do processo de impechment.

Com relação a operação lava-jato, aparentemente ao que tudo indica este governo fez um acordo para impedir novas denuncias outra característica deste governo que é similar ao de Dilma Russef, a proteção de ricos e desproteção dos pobres enfim este processo de impechemnt pouco smudou a situação do dia a dia das pessoas

1 comment for “O impechment mudou algo na vida e no dia a dia do Brasileiro?

  1. Crítica
    11/05/2017 at 1:35 am

    Impeachment é a forma correta da palavra. Como pode ter o desejo de se tornar redator cometendo este tipo de erro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *