O desespero do desemprego no Brasil.

Desde o início de 2015, o Brasil tem vivido momentos extremamente difíceis no cenário econômico. Desde que foi deflagrada a Operação Lava Jato mais de 37 processos foram abertos contra 179 pessoas e mais de 90 foram condenadas. Foram recuperados mais 3 bilhões de reais.download (2)

Logo em seguida se instalou uma crise política sem precedentes na história do Brasil. Dilma foi descoberta com as pedaladas fiscais, desmascarada em seu estelionato eleitoral, o Presidente da Câmara Eduardo Cunha sendo acusado de ter contas secretas no exterior e está sendo processado por lavagem de dinheiro e enfrentando um processo de cassação, bem como, o Senador Renan Calheiros, Presidente do Senado será investigado pelas acusações de lavagem de dinheiro e corrupção passiva na Operação Lava Jato.

Toda essa crise política culminou com a derrocada do Brasil na ótica das agencias de classificação de risco, se encontrando hoje na categoria “lixo” quando o assunto é investimento estrangeiro.

A somatória de todos os fatores acima mencionados fez com que a economia brasileira encolhesse 3,87% em 2015. Traduzindo em miúdos esse índice, isso significa dizer que temos no Brasil hoje 9 milhões desempregados. A indústria parou de contratar, o comércio também, fruto da queda gigantesca no consumo das famílias. Ninguém quer investir diante desse mar de incertezas que se tornou a nossa economia.

6265-desemprego

A cerca de 2 anos, para cada vaga de emprego que surgia em média havia de 10 a 15 profissionais  concorrendo a ela. Hoje isso mudou radicalmente, visto que para cada vaga há em média 40 profissionais para disputá-la.

Diante de tanta recessão, de tanta dificuldade para se reinserir no mercado de trabalho, a população tem se virado como pode. Uns começaram a fazer doces em casa para vender, outros começaram a fazer lanches, abrir pequenos restaurantes, vender roupas, entre outras atividades informais para sobreviver.

desemprego_1003

Estou neste time dos que estão sem trabalho formal e posso afirmar de cátedra que chega a ser desesperador olhar no horizonte e não ter perspectiva de crescimento profissional. Também é revoltante saber que tudo isso que está acontecendo é por culpa de um governo corrupto e incompetente, que durante 13 anos só se preocupou em montar seu esquema criminoso de poder a ponto de quebrar a Petrobrás e levar a economia do Brasil à banca rota. E o que me deixa ainda mais revoltado nisso tudo é que toda essa roubalheira é só a ponta do iceberg e que muito mais podridão está por vir.

Faz-se necessário de forma urgente o impeachment ou a renúncia de Dilma Roussef. Claro que isso não vai resolver todos os problemas que temos nesse momento, mas certamente esse seria um passo decisivo na retomada do crescimento econômico do Brasil. Se isso não acontecer (Deus que nos livre disso!), o consumo vai continuar em queda livre e por extensão a queda no setor produtivo e na contramão de tudo isso, o aumento do desemprego.

Que Deus nos proteja e que em um novo artigo eu possa dar boas sobre a economia do Brasil. Notícias boas para todos nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *