O abandonado Ginásio municipal de Guaratinguetá

Localizado na Rua Luiz Pasteur, s/n no bairro Pedregulho, o Ginásio Municipal Virgílio Alves Rocha da cidade de Guaratinguetá (SP) possui uma ótima infra-estrutura. Apesar disso, hoje exibe um quadro de grande desleixo. Deve-se considerar a importância da disponibilidade de locais para a prática de atividades físicas gratuitas por parte do governo municipal. E sendo assim, pode ser considerado um desperdício tamanho espaço disponível para tal se encontrar em uma situação de precariedade.

Importância de atividades físicas

Os níveis de colesterol, riscos substanciais de morte por doença arterial coronariana, câncer de cólon, diabetes e pressão alta são reduzidos. Há melhoria no controle de diabetes, auxílio no equilíbrio da pressão arterial e melhoria da capacidade respiratória. Há ainda benefícios quanto a redução do peso corporal, colaboração para ossos, músculos e articulações mais saudáveis, entre outros. No aspecto psicológico, contribui para diminuir sintomas de ansiedade e depressão. Sem contar os possíveis benefícios sociais e opção de lazer. E esses são só alguns dos aspectos que podem ser mencionados, atividades físicas regulares sem dúvida podem elevar a qualidade de vida. E sendo oferecidas opções gratuitamente, abre essa possibilidade para grande parte da população.

A estrutura

Dispõe de uma quadra coberta e pista de skate em bom estado. Há ainda uma área externa, com pista de atletismo, quadras, equipamentos de exercícios para idosos e um bom espaço ainda com gramado. É um espaço de grande potencial. O que contrasta com paredes pixadas, janelas quebradas, gramados altos, entre outros aspectos que acabam gerando um ambiente que transmite bastante negligência. Nas fotos abaixo, tiradas em visita ao local, alguns que necessitam de bastante atenção:

Pista de atletismo: Ginásio municipal de Guaratinguetá

Pista de atletismo: Ginásio municipal de Guaratinguetá

Pista de atletismo: Ginásio municipal de Guaratinguetá

Pista de atletismo: Ginásio municipal de Guaratinguetá

 

 

 

 

 

 

 

 

Dentro de pouquíssimos trechos da pista de atletismo, não é encontrado mato crescendo.

Na maior parte do local, a grama se encontra alta. Um risco a ser observado de permitir esse quadro é a proliferação de pragas como carrapatos. Há também bastante trechos com galhos secos acumulados.

14285120_1094797427282634_2508629_oO vandalismo no local também pode ser facilmente visualizado. Nessa parte, encontramos vidros de janelas quebrados e muitas pixações nas paredes. As cercas com grades enferrujadas e um tanto caídas contribuem para o visual de abandono.

 

Contornar é possível

Capinar o terreno em alguns trechos (na pista de atletismo, por exemplo), aparar a grama em outros, realizar pintura nas paredes, nivelar os suportes das cercas e colocar novas grades são algumas medidas que não demandam altos custos e já trariam um melhor aspecto geral para o local.
Além disso, há muitos trechos vazios, onde poderiam ser feitos vários plantios como de árvores frutíferas ou flores. O que promoveria uma melhor aparência, em harmonia com o ecologicamente recomendável.
Promoção do esporte, saúde, qualidade de vida é um investimento social, possibilitado pelo pagamento dos impostos da população! Teremos a atenção de nossos representantes para tal?

1 comment for “O abandonado Ginásio municipal de Guaratinguetá

  1. Gabriel
    12/09/2016 at 1:25 pm

    É uma pena que exista tanta estrutura para esportes abandonada, é lugar que também é usado para lazer e recreação. A população só tem a agradecer caso as melhorias sejam feitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *