Não podemos ter um governo da cota.

Não podemos ter um governo da cota.

Recentemente numa entrevista ao programa Fantástico da Rede Globo o Presidente da Republica em exercício Michel Temer foi questionado pela jornalista Sônia Bridi o porquê da não existência de mulheres em seus ministérios. Michel Temer afirmou que haverá mulheres em sua equipe de governo, entretanto o fato de não ter ninguém do sexo feminino nos ministérios não significa que as mulheres da sua equipe de governo são menos importantes ou não possam fazer um trabalho bem feito nos postos em que ocupar.

senadora

Sou a favor de que a mulher ocupe todos os espaços profissionais que ocupa o homem, até mesmo porque o homem por muito tempo subjugou a mulher, que até a metade do século passado não podiam nem votar sem a autorização do marido. Essa divida o homem para com a mulher.

Entretanto, ninguém pode se sentir obrigado a necessariamente ter que ter mulheres em sua equipe de governo só para fazer média com a sociedade. Na hora de ocupar cargos a prioridade é que se coloquem ali pessoas em quem o líder acredite independente de sexo. Não podemos criar um sistema de cotas para nenhum tipo de governo, pois isso pode resultar numa incompetência administrativa sem precedentes. Cargos de grande relevância devem ser ocupados por mérito e não por gênero.

homens e mulheres

Talvez você mulher que esteja lendo esse artigo diga: Mas será que o Michel Temer não encontrou nenhuma mulher competente para os seus ministérios? Pode ser que sim e pode ser que não. Isso é algo muito subjetivo. Quem é competente para você pode não ser competente para mim. Talvez naquele momento ele entendeu que as pessoas habilitadas para está diretamente com ele nesse governo interino são aqueles que estão lá ao seu lado agora e por uma  infeliz coincidência não houve nenhuma mulher entre eles. Isso não aconteceu no caso do BNDES, banco de fomento do governo para o qual ele escolheu uma mulher para comandá-lo. Ela se chama Maria Silvia Bastos Marques, executiva de primeira linha que presidiu a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional). Maria Silvia é uma renomada executiva muito conhecida e respeitada no meio empresarial.

multiracial students standing in a row smiling

Temer também quer trazer para a Secretária da Cultura, agora ligada a Presidência da Republica, uma mulher para presidir esse importante departamento. Adriana Rattes é uma das mais cotadas. Ela foi Secretária de Cultura no Rio de Janeiro e é ligada ao PMDB.

Cargos do auto escalão seja no governo, seja nas grandes corporações devem ser ocupados por pessoas competentes, sejam elas homens ou mulheres. Não podemos nem de longe criar um governo cotista. Isso seria de uma ignorância sem tamanho! Cotas para negros e principalmente para deficientes são muito bem vindas, pois numa sociedade tão injusta como a nossa socialmente falando, isso de certa forma ameniza um pouco as dificuldades de quem se encaixa nessas necessidades.

Vamos torcer para que essa equipe de governo juntamente com Michel Temer faça tudo que for necessário para tirar o Brasil desse atoleiro em que o PT o colocou. Se vai agradar a todos isso só o tempo dirá. Entretanto quem estiver lá deve fazer tudo que for necessário para o bem do Brasil, independente das intenções de se reeleger em 2018!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *