Existe democracia no Brasil?

Somos um país que se nomeia “democrático”, por justificar dar escolha e opção a população, mas esse livre arbítrio é meio que duvidoso analisando algumas situações. Por exemplo, todo jovem no ano que completa 18 anos de idade, é obrigado a comparecer a uma unidade militar, nem que seja para pedir dispensa, porém é obrigatório. Se chegando a unidade militar ele optar por não servir, muito provavelmente, será liberado. Então para que obrigar a comparecer? Evitaria filas e confusões, e compareceria apenas os que, de fato, desejariam o militarismo.

Outro exemplo, é o voto. Muito criticado, o modelo de votação brasileiro é composto por urnas eletrônicas, e nos anos de eleições todo nós (exceto menores e idosos) somos obrigados a cumprir com nosso cidadania. Podemos até optar por não comparecer, porém, pagaremos uma multa não muito agradável. Logo, isso não configura uma democracia, livre e desprendida de obrigações.

Camuflar uma falsa democracia, deixa a população cada vez mais insatisfeita. Pois, quando fazemos algo contra nossa vontade, não o fazemos com afinco. Seria muito mais fácil, de fato, deixar livre a escolha de cada cidadão brasileiro, assim optando por fazer tudo que deseja, desde que esteja cumprindo às leis.

Temos muitos outros exemplos em nosso país de falta de democracia, e isso causa um mal estar na população que se ver obrigada a realizar alguma tarefa ou comparecer a algum local.

Se não vivemos numa democracia de verdade, não usemos o termo para designar alguns projetos e obrigações. Isso não é democracia!

3 comments for “Existe democracia no Brasil?

  1. 11/01/2016 at 12:42 pm

    Democracia no país de faz de conta chamado Bostil??? kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. 11/01/2016 at 12:44 pm

    Ué cadê o post? Clico nele e abre o post do Impeachment, é isso mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *