Escândalo na Petrobras é o segundo maior já acontecido no mundo

A tão famosa Operação Lava Jato, a qual desde 2014 está presente nos noticiários e no cotidiano brasileiro revelou um dos maiores esquemas de corrupção já vistos mundialmente. Esqueça Mensalão, mensalinho ou outras vertentes: o escândalo da estatal brasileira foi e é algo absurdo no pantanoso meio das irregularidades mundiais. Segundo a Organização Não Governamental Transparência Internacional, é o segundo maior processo de corrupção já existente.

petA enquete foi realizada pela internet, em âmbito internacional, e abordava os casos mais emblemáticos de corrupção, em um total de 400 “candidatos”. O esquema de propinas entre diversos membros da Petrobras, doleiros, construtoras e inúmeros outros envolvidos ocorrido entre 2004 e 2014 recebeu 11.900 votos, só perdendo para o escândalo do ex-presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, que ocorreu entre 2010 e 2014, com 13.210 votos. Link para o site: https://www.unmaskthecorrupt.org/#section-example-cases

corruA lista foi divulgada na última quarta, dia 10, e trouxe outros conhecidos casos de corrupção, como o caso Fifa, com 1844 votos, e de políticos da América Central.  A organização, sediada em Berlim, realiza a campanha “Desmascare os corruptos”, a qual parece encaixar-se perfeitamente  com o Brasil e com as manchetes dos noticiários brasileiros. Vale salientar que as investigações continuam e ainda há muito a se descobrir. O buraco pode ser bem mais fundo do que se pensa.

cerveroÉ importante lembrar que muitas provas são tiradas de cena, há um “jeitinho brasileiro” para encobrir algo dali ou algo daqui, mas é vital saber que as ações estão sendo realizadas para descobrir o que realmente aconteceu na empresa de maior orgulho nacional. Em uma atuação muito bem feita e bem planejada pela Polícia Federal, os personagens dessa terrível trama vão sendo descobertos, mesmo com algumas controvérsias, como a necessidade do uso da delação premiada para obtenção de informações e um tempo maior dos envolvidos na cadeia para ajudarem nas investigações.

A importância de votações como essa demonstra a preocupação mundial com o problema das irregularidades públicas por todos os continentes, assim como a necessidade de resolvê-las. Um outro projeto apoiado por essa mesma organização é o “10 medidas contra a corrupção”, idealizado pelo Ministério Público Federal Brasileiro e que já conta com 1,3 milhão de assinaturas, somente faltando cerca de 200 mil para ser levado ao congresso. São propostas como essa que acendem uma luz no fim do túnel da ética brasileira no ramo político, a qual é totalmente duvidosa.

lava-jatoO escândalo da Petrobras deve servir como lição para todas as instituições, sejam elas públicas ou particulares, sobre as empresas e seus valores. Só porque a empresa é de todos que ela deve ser tratada como algo em que se pode ganhar ilicitamente, trazendo inúmeros transtornos para a população e manchando a honra da multinacional e do Brasil em relação ao mundo. E a lista serve para mostrar que essa mancha foi muito mais profunda do que se imagina, mas que algo deve ser feito para nunca mais ocorrer nada semelhante.

Lista dos maiores casos de corrupção do mundo, segundo a Organização Transparência Internacional:

1º) Ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovych (13.210 votos)

2º) Petrobras (11.900 votos)

3º) Ex-presidente do Panamá, Ricardo Martinelli (10.166 votos)

4º) Senador dominicano Felix Bautista (9.786 votos)

5º) Fifa (1.844)

6º) Sistema político do Líbano (606 votos)

7º) Akhmad Kadyrov Foundation (194 votos)

8º) Ex-presidente da Tunísia Zine al-Abidine Ben Ali (152 votos)

9º) Estado norte-americano de Delaware (107 votos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *